Defensor geral empossado, Rafael Barbosa, destaca fortalecimento da DPE-AM e criação de novos núcleo


O fortalecimento institucional e o reforço na atuação para garantia dos direitos humanos e cidadania da população assistida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) estão entre as principais metas do novo defensor-geral do órgão, Rafael Barbosa, que tomou posse na manhã desta sexta-feira, 4 de março, às 10 horas, em solenidade no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE). A cerimônia contou com a presença do governador do Amazonas em exercício, Henrique Oliveira, de autoridades do Legislativo e Judiciário, defensores públicos do Estado e convidados.

Em entrevista coletiva, Rafael Barbosa destacou o papel da DPE-AM na prestação de serviços gratuitos aos cidadãos nas áreas de orientação jurídica, defesa judicial e extrajudicial e na promoção de direito humanos, e afirmou que o maior desafio do órgão para os próximos dois anos será, diante do cenário econômico adverso, manter os serviços prestados e expandi-los, por meio de reestruturação interna, para novas áreas de atuação. “Vamos promover uma reengenharia interna e, com isso, queremos otimizar os serviços e construir alicerces para que no futuro, quando as condições econômicas melhorarem, a Defensoria possa crescer consideravelmente”, destacou.

Como parte do processo de reorganização da DPE-AM, Rafael Barbosa afirmou que a meta inicial do órgão é equalizar recursos de pessoal e de estrutura para reforçar o atendimento nas comarcas de maior demanda, como a capital do Estado, e criar polos que também atendam a necessidade de comarcas em municípios de menor demanda.