Circuito Vida Ativa na Aposentadoria oferece programação cultural a servidores da DPE-AM


A turma inicial de servidores que participam do Circuito Vida Ativa na Aposentadoria, que integra o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), participou da primeira programação cultural do projeto, com uma sessão de cinema com pipoca e visitação ao Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus. O circuito iniciou no dia 9 de junho e conta com a participação de 35 servidores da instituição.

De acordo com o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, o PPA está inserido na política de valorização dos servidores da DPE-AM e foi planejado com o objetivo de sensibilizar sobre os ganhos que a aposentadoria pode representar na qualidade de vida. Os servidores também podem optar pela adesão ao Programa de Aposentadoria Incentivada da Defensoria Pública, em vigor desde o dia 2 de junho e que estabelece condições especiais para aqueles que estão aptos à aposentadoria.

Nesta sexta-feira, os 35 servidores que participam do primeiro Circuito Vida Ativa na Aposentadoria assistiram ao filme “Antes de partir”, com Jack Nicholson e Morgan Freeman, que conta narra a vida de dois homens diagnosticados com câncer, que se conhecem no hospital e decidem que ainda querem realizar seus desejos antes da morte, viajando e vivendo aventuras pelo mundo.

O acolhimento dos servidores na Sala de Cinema Silvino Santos, no CCPA, foi feito pela especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso, Ellen Oliveira Nobre Holanda, que também é gerente da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI). Eles também visitaram outros espaços do CCPA, como o Museu do Homem do Norte.

O Circuito Vida Ativa na Aposentadoria ocorre todas as quintas e sextas-feiras pela manhã. Esta primeira edição vai até o dia 29 de julho. Os servidores já participaram de palestras e oficinas com temas como “Ciclos da Vida: nascer, crescer, envelhecer”, com a doutora professora da UnATI, Terezinha Lima e Silva; “Trabalhando a Autoestima e Autodesenvolvimento da Tecnologia Coaching”, com o especialista Marinaldo Guedes e “Perdas e Ganhos. Trabalhando os sentimentos de frustração e resiliência”, com a especialista Mara Cybelle.

Programa de Aposentadoria Incentivada – Instituído pela Lei 4.339, de 2 de junho de 2016, o PAI é direcionado a membros e servidores da DPE-AM aptos à aposentadoria voluntária. Por meio do programa, terão direito a uma indenização correspondente a 12 vezes a última remuneração, com pagamento dividido em 12 parcelas mensais. O que significa que, além da remuneração pela Amazonprev, receberão a indenização da Defensoria Pública.

Havendo necessidade de indenização por férias e licenças não usufruídas, o PAI prevê que o valor será pago, juntamente com a indenização, com prazo que poderá ser estendido para 36 parcelas mensais.

#PPA #DPEAM #CCPA #PAI

0 visualização