Gestores de unidades socioeducativas recebem capacitação da DPE-AM em Justiça Restaurativa


Vinte e cinco profissionais, entre diretores, psicólogos, assistentes sociais,advogados e técnicos de unidades socioeducativas vinculadas à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc) participam, entre os dias 1⁰ e 4 de agosto, de uma capacitação sobre Círculos de Justiça Restaurativa e Construção da Paz, que será oferecida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A capacitação ocorre na Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam), na rua 24 de maio, 321, Centro, zona sul de Manaus.

A defensora pública Jamile Serra Azul, que coordena os Círculos de Justiça Restaurativa e Construção da Paz que estão sendo aplicados para solução de conflitos na área de Família na unidade da DPE-AM no PAC Compensa, na zona oeste de Manaus, destacou que a capacitação tem como objetivo disseminar a prática, que tem permitido solucionar conflitos transformando-os em ações positivas para a promoção da cultura da paz.

A Sejusc pretende adotar a prática nas unidades socioeducativas em Manaus, que abrigam jovens infratores. A partir de técnicas autocompositivas de solução de conflitos (quando as partes interessadas, sem a colaboração de um terceiro, encontram consenso para resolver um problema), a Justiça Restaurativa promove aproximação entre vítima, agressor, suas famílias, a comunidade, a sociedade e a Rede de Garantia de Direitos.

O objetivo é, principalmente, construir novos caminhos de convivência baseados no ambiente de paz, afirmou Jamile Serra Azul. Na unidade da DPE-AM do PAC Compensa, que presta orientação e assistência jurídica gratuita na área de Família e Registros Públicos, os círculos estão sendo adotados para resolver questões como guarda de crianças, disputa por herança, pensão alimentícia, entre outros. Os assistidos são convidados ao diálogo, que acontece em reuniões em círculos, com a adoção de técnicas que permitem que todos falem, sejam ouvidos e busquem construir um acordo baseado no respeito mútuo.

#DPEAM #ESUDPAM #Sejusc

11 visualizações