DPE-AM e Ufam formalizam, com entrega de publicação, término da parceria para o Planejamento Estraté


A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) formalizaram, nesta terça-feira, 23 de agosto, a conclusão da parceria que resultou na elaboração do Planejamento Estratégico da DPE-AM para o período de 2016-2020. A professora doutora Maria da Glória Vitório Guimarães, do Departamento de Administração da Ufam, entregou a publicação que condensa o Planejamento Estratégico ao defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e ao subdefensor, Antônio Albuquerque Cavalcante Júnior, na sede da instituição, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

A parceria com a Ufam iniciou em 2015, na gestão do então defensor público geral, Ricardo Trindade, com o objetivo de qualificar o modelo de gestão da Defensoria Pública por meio da elaboração de um moderno planejamento estratégico, construído com a consultoria da comunidade científica e a contribuição de defensores públicos, colaboradores e assistidos da instituição.

De acordo com Rafael Barbosa, o Planejamento Estratégico aponta ações e medidas administrativas, algumas delas já em implantação, para alcançar os objetivos estratégicos definidos para o horizonte 2016-2020. Esses objetivos foram traçados a partir da análise do clima organizacional, ouvindo membros e colaboradores; e de um diagnóstico institucional, feito com base em pesquisas aplicadas no âmbito interno e externo da instituição.

“O Planejamento Estratégico 2016-2020 aponta um modelo de gestão que vai contribuir para aprimorar, sobretudo, o atendimento aos nossos assistidos, a partir da modernização de processos internos e da valorização dos servidores e membros”, destacou Rafael Barbosa.

Maria da Glória Guimarães, que também é consultora na área de Recursos Humanos, destacou o trabalho da equipe da Ufam no desenvolvimento do Planejamento Estratégico da DPE-AM, que envolveu o professor doutor Cláudio Dantas Frota, e os professores mestres Paulo César Araújo Negreiros e Ângela Neves Bulbol de Lima, equipe coordenada pelo professor doutor Daniel Reis Armond de Melo. Na DPE-AM, o trabalho contou com equipe de apoio formada pelas servidoras Vladya Catherine Pascarelli de Oliveira, Perseverando Garcia de Trindade Filho e Daia Kanamara do Nascimento Santos.

Segundo Maria da Glória Guimarães, o modelo proposto à DPE-AM oferece práticas consagradas de gestão e flexibilidade e agilidade necessárias para que a Defensoria execute o planejado e alcance a sua missão institucional com qualidade. No novo Planejamento Estratégico, a missão definida para a DPE-AM é de prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social, focada na redução das desigualdades sociais e na promoção dos Direitos Humanos.

#planejamento #Estratégico

25 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas