Nos dois dias da Campanha 1ª Identidade, Defensoria Pública atende 500 crianças e adolescentes


Quinhentas crianças e adolescentes foram atendidas até o fim desta terça-feira, 11 de outubro, último dia da Campanha 1ª Identidade, realizada pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), por meio da Defensoria Especializada da Infância e Juventude Cível. Na ação, a DPE-AM, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), está emitindo a primeira via da Carteira de Identidade para crianças e adolescentes, em comemoração ao Dia das Crianças.

Como parte da Campanha, estão sendo arrecadados brinquedos para a ludoteca da Defensoria Especializada da Infância e Juventude e para doação a instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Qualquer pessoa pode doar brinquedos na sede da Especializada até o dia 11, também das 8h às 13h.

O defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destacou que a campanha visa demonstrar a importância do registro civil para o exercício da cidadania, o que deve ser estimulado desde a infância. O defensor público titular da Defensoria Especializada de Infância e Juventude, Mário Wu, afirmou que a ação busca conscientizar sobre o direito ao registro civil e à certidão de nascimento, assegurado no Artigo 102 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A falta de registro, afirma Mário Wu, aumenta a vulnerabilidade de crianças e adolescentes em questões como trabalho infantil, exploração sexual ou aliciamento para atividades criminosas. Com o registro, a criança e o adolescente passam a constar nos registros de segurança pública e estão aptos a serem cadastrados em programas sociais e ter acesso à escola e ao sistema de saúde.

#DPEAM #atendimento

48 visualizações