Defensoria Especializada da Infância e Juventude Cível amplia campanha “1ª Identidade” para abrigos


A instituição Nacer, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, foi a primeira instituição a receber a segunda etapa da campanha “1ª Identidade”, realizada pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), através da Defensoria Especializada da Infância e Juventude Cível. Nesta fase, a campanha foi ampliada com a participação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria de Infância e Juventude, e também conta com a emissão de CPF.

O lançamento da nova fase contou com a participação do defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, do defensor titular da Especializada em Infância e Juventude Cível, Mário Wu, o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli; a juíza titular do Juizado da Infância e Juventude Cível, Rebeca Mendonça Lima e do chefe do Departamento da Ouvidoria Geral do Estado, Joel Sales, além de representantes do Departamento de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

A expectativa dos organizadores da ação é atender cerca de 200 crianças e adolescentes que estão acolhidos em dez abrigos em Manaus. No Instituto Nacer, foram atendidos 20 crianças e adolescentes.

Rafael Barbosa destacou que a iniciativa da Defensoria Especializada da Infância e Juventude Cível contribui para fortalecer a cidadania desde a infância. Na primeira etapa da campanha “1ª Identidade”, foram atendidas 500 crianças e adolescentes, que emitiram o primeiro RG. A presidente do Instituto Nacer, Magaly Azevedo Araújo, disse que a ação é importante por conferir cidadania às crianças e adolescentes acolhidas, muitas das quais chegam às unidades de acolhimento sem qualquer documento de identificação.

As próximas instituições que receberão a ação para emissão da primeira via do RG e de CPF são as Aldeias Infantis SOS Brasil, no bairro Planalto, no dia 8 de novembro; Abrigo Infantil Monte Salém, no bairro Tarumã, no dia 9; Casa Vhida e Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), nos bairros Dom Pedro e Compensa I, respectivamente, dia 10; Abrigo O Pequeno Nazareno, no bairro Colônia Terra Nova, dia 11; Abrigo Coração do Pai, no bairro Japiim II, dia 14; Lar Batista Janell Doylle, no bairro Mauazinho, dia 16; e Mamãe Margarida, no bairro São José II, dia 18 de novembro. A expectativa é atender 167 crianças e adolescentes nos abrigos que receberão a ação.

#DPEAM #1ªIdentidade

0 visualização