Defensoria Pública do Amazonas realiza ação itinerante em comunidades ribeirinhas


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do programa “Defensoria Itinerante”, realiza na próxima semana, de 19 a 22, de domingo a quarta-feira, uma ação inédita em parceria com a Marinha do Brasil, atendendo a comunidades ribeirinhas do entorno de Manaus, no trajeto que vai do município de Careiro da Várzea até Itacoatiara.

Durante a ação itinerante, uma equipe de três defensoras públicas prestará assistência jurídica em questões de Direito de Família em um navio que atenderá a população do Careiro da Várzea na segunda-feira, dia 20, e as comunidades localizadas ao longo do caminho até o município de Itacoatiara. A Defensoria Pública prestará serviço jurídico e a Marinha levará às comunidades serviços médicos e odontológicos. O embarque no navio será na noite de domingo, dia 19.

De acordo com a defensora pública, Caroline Braz, coordenadora do programa “Defensoria Itinerante”, a parceria foi firmada por iniciativa da Defensoria Pública. “Sabendo da necessidade dessas comunidades e do serviço que já era prestado pela Marinha, a Defensoria procurou a instituição para firmar a parceria”, comenta a defensora pública.

As defensoras que participarão da ação levarão os equipamentos necessários para fazer o atendimento jurídico, como computadores e impressora, e contarão com o suporte de um técnico de Informática. Além do atendimento jurídico, os moradores da região também poderão receber orientações sobre benefícios sociais a que têm direito.

A defensora Caroline Braz ressalta que este é um projeto piloto, que servirá para identificar as condições para ações futuras, com o intuito de conseguir levar mais defensores para atender comunidades em um trajeto mais longo e municípios mais distantes. “A ideia é, nessa primeira ação, identificar quais são as principais demandas dessa população, para que, nas próximas ações, possamos focar naquilo que é mais necessário”, afirma.

Segundo a defensora, a expectativa para a parceria com a Marinha é a mais positiva. “Esperamos atender a essa população que a Defensoria dificilmente teria como alcançar sem ajuda da Marinha e o suporte do navio. E são pessoas que teriam muita dificuldade de se deslocar até Manaus. Então, essa é uma forma de levar o defensor para mais próximo da população”, avalia.

Ação na Delegacia da Mulher do Parque Dez

A Defensoria Pública encerrou nesta sexta-feira a ação itinerante na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) do bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, alcançando o número de 570 atendimentos na área de família. A ação, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 deste mês, prestou assistência jurídica em casos relativos à pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e registros públicos e retificação de certidão de nascimento, entre outros.

Na terça-feira, quando foi iniciada a ação itinerante, foram realizados 168 atendimentos. Na quarta-feira, foram mais 102, na quinta-feira, foram contabilizadas 150 assistências prestadas. A maioria dos casos é referente a ações de alimentos e divórcios, incluindo audiências de divórcio consensual. Nesta sexta-feira, foram feitos mais 150 atendimentos.

Na última semana, o programa “Defensoria Itinerante” realizou uma ação na Delegacia da Mulher do bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus, realizando 756 atendimentos. A maior parte dos casos registrados na Cidade de Deus diz respeito a ações de alimentos, divórcio, tanto consensual, quanto litigioso, e termos de reconhecimento de união estável.


204 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas