Defensoria Pública inicia o Maio Verde, com programação especial pelo Dia Nacional da Defensoria Púb


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promove o Maio Verde, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público, em 19 de maio. A programação inclui atividades da campanha “Família Afetiva”, que será lançada nesta sexta-feira, 5 de maio, e vai mostrar o trabalho das Defensorias Públicas na garantia do direito do reconhecimento da instituição familiar e da aplicação do Direito de Família a qualquer tipo de relação, sobretudo aquelas em que o afeto é a base da formação familiar. A DPE-AM também realizará um seminário para apresentar um novo sistema de gestão a ser implantado na instituição.

O lançamento da campanha “Família Afetiva” acontece nacionalmente nesta sexta-feira em Salvador (BA), com atendimento da população para a área de Família, com a coordenação do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e a Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep). No Amazonas, a campanha terá como primeira atividade o seminário “Família Afetiva”, que acontece nos dias 11 e 12 de maio, com início às 14h, no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

O seminário é uma realização da Associação de Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), com o apoio da DPE-AM, Anadep e Condege. A programação do evento inclui palestras com temas como “Poliamorismo. Conceito e diferença com as relações livres. Consequências jurídicas tuteladas e tratamento do tema na jurisprudência pátria”. Outros temas são “Histórico da Afetividade como critério de julgamento. Evolução desse critério ao longo dos anos e seus reflexos. Casos precedentes e casos inovadores/curiosos”; “Nova Tese de Pluripaternidade, admitida pelo Supremo Tribunal Federal, de acordo com a teledramaturgia brasileira”; e “Novas Atuações de Famílias (à luz do novo CPC e do Estatuto da Pessoa com Deficiência). Noções sobre o Poliamorismo”.

As inscrições para o seminário podem ser feitas através do email imprensa.adepam@gmail.com e a entrega do certificado de participação será ao final do evento.

Novo modelo de gestão – No dia 19, a programação do Maio Verde será dedicada ao seminário “DPE 2020: O futuro se faz agora”, que foi organizado pela DPE-AM em conjunto com o Instituto Áquila, consultoria especializada em gestão estratégica que trabalha no desenvolvimento de um novo sistema de gestão a ser implantado para o aprimoramento da Defensoria Pública do Amazonas.

O seminário, que acontecerá no Salão Bossa Nova da Arena da Amazônia, na zona centro-sul de Manaus, das 8h30 às 17h, é resultado dos primeiros quatro meses de trabalho de planejamento estratégico. Nesse período, foram realizadas entrevistas, análises do ambiente interno e externo e reuniões estratégicas com diversos servidores com o intuito de identificar as questões estratégicas, medir a satisfação do assistido e construir a missão e a visão de futuro da Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

De acordo com a consultora de gestão do Instituto Áquila, Michelle Cristina de Souza, o planejamento estratégico é um instrumento indispensável da gestão pública moderna e vai apontar a direção que a instituição irá seguir nos próximos anos, bem como auxiliá-la a enfrentar melhor as dificuldades e aproveitar as oportunidades.

Durante o seminário, direcionado a membros e servidores da Defensoria Pública, serão apresentados os objetivos de médio e longo prazo para o alcance da visão de futuro, além das iniciativas estratégicas que permitirão alcançá-la.

Iluminação especial e ação cidadã – Também no dia 19, quando se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público, o Teatro Amazonas receberá iluminação especial na cor verde, que representa a instituição. Nos dias 24 e 25, a Defensoria Pública realiza uma ação cidadão, com atendimentos voltados à campanha “Família Afetiva”, que vai oferecer assistência jurídica para ações como reconhecimento de paternidade, guarda e adoção de crianças e adolescentes. A ação acontecerá no Centro Estadual de Convivência Magdalena Arce Daou, localizado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.


150 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas