Defensora pública destaca a relação entre cidadania e meio ambiente em evento


A importância do meio ambiente e como ele interfere na vida dos cidadãos foi o ponto de destaque da palestra ministrada pela defensora pública Monique Rodrigues Cruz, na manhã desta terça-feira, dia 06 de junho, na Semana do Meio Ambiente promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de 05 a 09 de junho, na sede da instituição. A palestra da defensora pública, que responde pela Defensoria Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, teve como tema “Cidadania e Meio Ambiente”.

A participação da defensora pública Monique Cruz no evento do Ibama faz parte das mobilizações da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em torno das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. “Destaquei a relação que existe entre cidadania e meio ambiente. A importância do meio ambiente e como ele interfere na vida das pessoas, ressaltando que trata-se de um dos Direitos Humanos”, comenta a defensora pública.

Como parte da programação da Defensoria Pública e das mobilizações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, Monique Cruz também ministrou uma aula no curso Defensores Populares, no último sábado, dia 03 de junho, onde tratou de Direito Ambiental. “Busquei fazer uma contextualização do meio ambiente como Direitos Humanos e também abordei os crimes ambientais, pela experiência que tenho de atuação na Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (VEMAQA)”, afirmou.

A aula no curso Defensores Populares foi ministrada no sábado à tarde, após o lançamento da cartilha “Vamos Jogar Limpo. Meio ambiente saudável é da nossa conta!”, feita em parceria pela DPE-AM e pela Prefeitura de Manaus. Uma publicação voltada à educação ambiental, a cartilha aborda três dos principais crimes ambientais registrados em Manaus, esclarece sobre a legislação que estabelece penalidades a quem comete esses crimes, expõe os impactos socioambientais dos danos ao meio ambiente e traz orientações sobre boas práticas.

De acordo com a defensora pública Monique Cruz, tanto a palestra no Ibama, quanto a aula no curso Defensores Populares serviram também para difundir o conteúdo da cartilha. “Eventos como esses são importantes para trazer a reflexão sobre a complexidade das questões relacionadas ao meio ambiente, para nos lembrar que o que acontece em um local, pode refletir em qualquer lugar do planeta”, concluiu.

A cartilha será distribuída na unidade da Defensoria Pública que trata de questões ambientais, que fica no núcleo Criminal da instituição, na rua Francisco José Furtado, n° 210, bairro São Francisco, zona sul de Manaus; nas duas unidades do Espaço de Cidadania Ambiental (ECAM), localizadas no Manauara Shopping, zona centro-sul da capital, e no Uai Shopping São José, zona leste, e já está disponível em versão digital nos sites: www.defensoria.am.def.br e semmas.manaus.am.gov.br.

#Ibama #DPEAM #VEMAQA #ECAM

43 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas