SUS Mediado: defensor público do AM faz visita para conhecer projeto


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) recebeu, nesta terça-feira (27), o defensor público Arlindo Gonçalves, do Amazonas. A visita, que também contou com a participação da defensora pública da União, Fernanda Camelo, teve como objetivo conhecer as práticas do projeto SUS Mediado para futura implantação.

Voltado para a mediação nos casos de saúde, o SUS Mediado é realizado através de um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) e tem como objetivo promover soluções administrativas para evitar abertura de processos. O projeto é conduzido pelo Núcleo de Demandas da Saúde (Nudesa), coordenado pela defensora pública Fabrícia Gaudêncio, e acontece uma vez por semana.

No Amazonas, o núcleo voltado para a área de saúde foi criado há aproximadamente um ano e é coordenado pelo defensor público Arlindo Gonçalves. “Ano passado, achamos adequado criar o núcleo voltado para a área, devido a própria campanha da Associação que debateu o assunto. E o que percebemos foi que há uma demanda crescente nessa área de atendimentos”, explica o defensor, que acredita que a mediação é o melhor caminho para o atendimento.

“O assistido chega até a Defensoria querendo um medicamento, realizar um procedimento e não abrir um processo que muitas vezes é demorado”, analisa a defensora pública da União Fernanda Camelo, que reconheceu os resultados alcançados no projeto. Também participaram da visita o subdefensor público geral, Marcus Vinícius Alves, e a defensora pública Claudia Queiroz.

#SUS #DPERN #DPEAM #Nudesa #Sesap

58 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas