Presente em todas as etapas do combate ao tráfico de pessoas, Defensoria Pública reforça importância


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que atua em todas as fases do combate ao tráfico de pessoas, está engajada na Campanha Coração Azul, que tem como marco o dia 30 de julho, Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de julho, o defensor público Roger Moreira, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, participou da abertura da Semana Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, quando foi realizada uma abordagem educativa no Porto da Ceasa, na avenida Ministro Mário Andreazza, 913, Vila Buriti, zona sul de Manaus.

A Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é um evento realizado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção aos Migrantes e Refugiados do Amazonas, do qual a DPE-AM faz parte.

O defensor público Roger Moreira ressalta que a Defensoria Pública, como instituição que defende a garantia dos direitos humanos, atua em qualquer fase no processo de combate ao tráfico de pessoas. “Preventivamente, como a nossa Defensoria também trabalha com educação em direitos e promoção de direitos humanos, devemos nos engajar nas campanhas e nos comitês. A Defensoria faz parte do Comitê Estadual do Combate ao Tráfico de Pessoas, se engaja nas campanhas, participa fazendo atendimentos à população, quando nos é solicitado, e participa na parte de repressão, quando já existe a denúncia, atuando, seja na delegacia, ou no Poder Judiciário”, afirma o defensor.