Defensoria Pública, Conselho Regional de Medicina e DPU realizam inspeção surpresa no Hospital Platã


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam) e com a Defensoria Pública da União (DPU), realizou na manhã desta sexta-feira, dia 4 de agosto, uma inspeção surpresa no Hospital Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, localizado na Avenida Autaz Mirim, s/n, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A fiscalização faz parte das atividades da DPE-AM e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) em alusão ao Dia Nacional da Saúde, celebrado neste sábado, dia 5 de agosto. Para marcar a data, a Comissão Temática de Saúde da Anadep realizou vistorias conjuntas em hospitais de vários Estados, para inspecionar as instalações das unidades, verificando como está o acesso aos serviços de saúde e atendendo as principais demandas que chegam à Defensoria Pública.

Ao final das inspeções, os defensores públicos irão elaborar relatórios para observar as demandas encontradas em cada unidade de saúde visitada. O cronograma prevê ainda atividades judiciais e extrajudiciais com o Estado e municípios, dependendo de cada necessidade encontrada.

Em Manaus, a inspeção realizada no Hospital Pronto Socorro Platão Araújo foi realizada com a presença do defensor público geral do Estado, Rafael Barbosa, do defensor público Arlindo Gonçalves, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde, do presidente do Cremam, José Bernardes Sobrinho, da secretária-geral do Cremam, Amazonina Raposo Telles de Sousa, e da defensora pública da União Lígia Prado.

<