Defensoria Pública é a instituição mais importante para brasileiros, aponta pesquisa


A Defensoria Pública é considerada a instituição mais importante para os brasileiros. Pesquisa realizada pela GMR Inteligência & Pesquisa revela que 92,4% dos entrevistados a avaliam como “muito importante” ou “importante”, o que a posiciona na primeira colocação entre todos os órgãos citados. O Ministério Público foi o segundo mais mencionado (91,6%), seguido pela Polícia (90,4%). Encomendada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o resultado desse levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, dia 13.

As instituições avaliadas, além da Defensoria Pública, foram Polícia, Prefeitura, Partidos Políticos, Forças Armadas, Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Judiciário (Tribunal de Justiça, STF etc.) Assembleia Legislativa (ALE), Congresso Nacional, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Foram ouvidas 5.035 pessoas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Na pesquisa realizada em 2014, a Defensoria ocupava o segundo lugar no ranking entre as instituições consideradas mais importantes para os entrevistados. Em 2017, além da conquista da primeira colocação, ela também foi apontada como a mais relevante na proteção de crianças e adolescentes (38,2%), seguida do Ministério Público (23,6%), OAB (23,4%) e Poder Judiciário (18,6%). Não souberam responder esse item do questionário 21,1% dos entrevistados.

Instituição confiável - A Defensoria também desfruta do maior percentual de confiança entre os órgãos do sistema de justiça (74,1%), ficando em segundo lugar em relação ao ranking geral composto por todas as instituições citadas na pesquisa. Ela tem destaque entre os locais procurados para a denúncia de irregularidade, sendo a mais lembrada entre os integrantes do sistema de justiça. Nesse quesito, os órgãos mais citados foram Polícia (32,8%), Prefeitura (26,1%), Procon (23,3%) e Defensoria (20%).

Para o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, o resultado demonstra que cada vez mais a população reconhece a importância da Defensoria Pública como uma instituição que promove o acesso à justiça, assegurando direitos que dizem respeito à cidadania plena, como o direito à vida, educação, saúde, segurança, entre outros direitos fundamentais.

Em relação ao conhecimento da população sobre as instituições enumeradas, a pesquisa revelou que cada vez mais pessoas conhecem a Defensoria Pública – subindo da sétima colocação em 2014 para quinta em 2017. Entre os operadores do sistema judicial, ela é a mais conhecida, estando à frente do MP, OAB e Tribunais