Defensor público do Amazonas participa de debates com representantes da Corte Interamericana de Dire


O defensor público titular da Defensoria Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Roger Moreira, participa do I Seminário Referências Internacionais em Direitos Humanos – Controle de Convencionalidade e Jurisprudência na Corte Interamericana, que acontece hoje e amanhã, 18 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, juiz Roberto Caldas. O encontro é uma oportunidade para troca de experiências entre juristas que analisam casos de violações de direitos nos países americanos e defensores públicos.

Para Roger Moreira, o seminário também representa uma chance de estreitar relações, aprimorar o conhecimento e ter mais subsídios para efetivar, junto a organismos internacionais, denúncias de violações de direitos humanos. Além do presidente, estão presentes no seminário o diretor jurídico e dois advogados da Corte Interamericana, Alexei Julio e Mariana Clemente e Carlos Gaio, respectivamente. Participam, ainda, o defensor público geral do Rio de Janeiro, André Castro, e outros defensores públicos e servidores da instituição.

Entre os temas em debate está a jurisprudência da Corte Interamericana em matérias de gênero e direitos LGBT; de liberdade de expressão e reparações; de direito à liberdade pessoal e reparações ordenadas para pessoas privadas de liberdade; e de direito à integridade pessoal.

Sediada em São José, na Costa Rica, a Corte Interamericana de Direitos Humanos é um órgão judicial autônomo, cuja finalidade é tratar de casos relativos à interpretação e à aplicação das disposições da Convenção Americana de Direitos Humanos, em caso de queixas de violações e de consulta sobre adequação de legislação nacional dos países membros a tratados internacionais. É composta por sete juízes, com reconhecida competência em direitos humanos.


19 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas