Defensor geral recebe equipe do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia


O defensor público geral, Rafael Barbosa, recebeu nesta sexta-feira, 18, na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), um grupo de pesquisadores que integra a equipe do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, que é um mapeamento social elaborado por estudantes de diversas áreas para mostrar a realidade dos povos e comunidades tradicionais. O principal motivo da visita é aproximar a DPE-AM das comunidades remanescentes do quilombo de Barreirinha, cuja articuladora, Maria Amélia Castro, vem sofrendo ameaças.

Composto por alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o projeto tem por objetivo contrapor os dados apresentados em publicações oficiais. “Mais do que mostrar os dados geográficos, como localização, relevo, hidrografia, nos interessa mostrar a realidade: o quanto a exploração dos recursos naturais prejudica aquela população, por exemplo; como estão as lavouras e plantações. Queremos dar voz às populações que vivem naqueles locais”, afirmou uma das integrantes do projeto, Isabela Sales.

Rafael Barbosa afirmou que a DPE-AM vai estudar a possibilidade de fazer uma parceria com o projeto por meio do núcleo de Direitos Humanos e, desta forma, colaborar com o trabalho social.

“O que é produzido é de enorme relevância, tendo em vista que pode e deveria ser usado na elaboração de políticas públicas. Afinal, quem mais conhece a realidade dos locais é quem neles habita”, disse Rafael Barbosa.

#NovaCartografia #Parceria #DefensoriaPública #Amazonas

160 visualizações