Defensor público-geral destaca papel de transformador social da Defensoria na abertura de curso de f


O defensor público-geral do Estado, Rafael Barbosa, destacou o papel de transformador social da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), nesta segunda-feira, dia 16 de julho, em seu discurso na abertura do Curso de Formação de Servidores Ingressantes, destinado aos 15 primeiros servidores aprovados em concurso e nomeados pela instituição.

Este foi o primeiro concurso realizado na história da DPE-AM com essa finalidade. Desde sua criação, em 1990, a Defensoria foi agregando ao seu quadro profissional servidores originários de outros órgãos da administração pública estadual.

Rafael Barbosa lembrou que, no concurso público, os servidores foram avaliados tanto pelo conhecimento técnico, quando pelo seu lado humano, de conseguir entender os sofrimentos das pessoas. “A gente sabe da importância de vocês e se vocês estão aqui é porque têm alguma coisa de Defensoria. Trabalhamos com questões como a defesa do idoso e a violência doméstica, por exemplo. Tem que ter ternura do atendimento ao assistido, um traço de Defensoria, para mudar as vidas das pessoas”, afirmou.

O defensor público-geral também ressaltou a valorização dos servidores, que hoje podem contar com um Plano de Cargos e Salários elaborado com o que há de melhor em diversos planos de outras Defensorias, além do momento propício para a entrada dos novos servidores, com a DPE-AM ganhando uma imagem mais forte perante outros órgãos do Estado.

“O momento é propício para que novas pessoas entrem com o pensamento de fazer mais pelo Amazonas e pelas pessoas que precisam. Com vocês, a tendência é a gente se tornar uma Defensoria melhor e cada vez mais capaz de mudar a vida das pessoas”, disse.

Rafael Barbosa também reafirma que a nomeação dos demais aprovados para o preenchimento total das 60 vagas disponibilizadas no concurso público se dará de forma gradativa e controlada. “A Defensoria está preocupada com isso. É desejo nosso contar com quadro próprio, mas não podemos cometer loucuras. Com o orçamento que temos, não poderíamos nomear a todos os 60 de uma vez só. Vamos fazer as nomeações de forma gradativa e controlada, para que a DPE não tenha que tomar medidas que não sejam interessantes para a instituição.

Os 15 primeiros servidores aprovados em concurso foram nomeados no último dia 25 de junho, e passarão pelo curso, que será realizado até a próxima sexta-feira, dia 20 de julho, na sede da instituição em dois turnos, pela manhã e pela tarde.

Após a abertura, o subcorregedor-geral, Marco Aurélio Martins, fez uma apresentação sobre as normas da Defensoria. Também participaram da abertura do curso a diretora administrativa, Adriana Tenuta, e o subcorregedor-geral Luiz Maurício Oliveira Bastos.

Os novos servidores também tiveram a oportunidade de se apresentar. Entre eles estava o bisneto de Zeca Pontes, que dá nome ao polo da DPE em Parintins. Dânilon Ribeiro Pontes vai atuar em Parintins. “Conheço a realidade do município e sei do que a população precisa. Vamos trabalhar pensando em fazer a diferença”, disse, ao se apresentar.

Outro servidor que vai atuar no interior é Antônio Vidal de Lima, que vai para Itacoatiara, onde a DPE-AM também tem um polo. Ele era procurador-geral daquele município, mas decidiu prestar concurso para a Defensoria. “Nós não viemos para somar, mas para fazer a diferença, porque é possível e tem como fazer”, afirmou.

Durante o curso, os servidores receberão orientações sobre normas e regimentos da Defensoria, o funcionamento e organização estrutural da instituição, organização administrativa do órgão, motivação profissional e mediação de conflitos, ética e postura profissional, entre outros.

A posse oficial dos novos servidores ocorrerá no próximo dia 23 de julho. Em seguida, eles começam a trabalhar na capital e no interior. Dos 15 (quinze) nomeados, 6 (seis) servidores irão atuar nos polos do interior. Dois em Parintins, dois em Itacoatiara e dois em Humaitá.

#DPEAM #Concurso #servidores

165 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas