Defensoria lança em parceria com a Prefeitura de Manaus, cartilha sobre Estatuto da Criança e do Ado


Lançamento ocorrerá durante a programação especial do Dia da Criança

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), lançará a cartilha “A Vez e a Voz das Crianças”, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), durante a programação especial do Dia da Criança, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 12, no Parque Cidade da Criança. A programação no parque vai de 8h às 20h e o lançamento da cartilha ocorrerá no final da tarde.

A publicação traz ilustrações que exemplificam alguns dos principais artigos do ECA e uma linguagem de texto mais acessível a todos os leitores, crianças e adultos.

A cartilha foi elaborada pelo defensor público Mário Lima Wu Filho, titular da Defensoria Pública Especializada na Infância e Juventude Cível. “Adultos e crianças têm o dever de conhecer os direitos e deveres previstos no Estatuto e cuidar para que eles sejam respeitados. Foi com esse objetivo que elaboramos a cartilha, para difundir o conhecimento sobre o ECA”, explicou o defensor. A cartilha contou, ainda, com a cooperação dos designers Gabriel Andrade e Paulo Maciel e do artista visual Abraão Leite.

O ECA é a lei que assegura os direitos da criança no Brasil. A legislação estabelece que todas as pessoas com menos de 18 anos têm direito à vida, à educação, à saúde, à liberdade, à informação e de serem ouvidas e terem sua opinião considerada.

Programação especial

A programação da “Semana da Criança”, coordenada pela Prefeitura de Manaus está repleta de atividades lúdicas e este ano terá como atração principal o espetáculo “Masha e o Urso”. De 8 a 12 de outubro, o Parque Cidade da Criança, localizado no bairro Aleixo, zona sul de Manaus, funcionará das 8h às 18h, de segunda a quinta-feira, com espaços temáticos, sessão de fotos com personagens infantis, shows musicais e apresentação teatral de fantoches, sempre a partir das 14h.

Segundo informações da Semjel, serão 50 horas de funcionamento, durante os cinco dias da Semana da Criança, com programações culturais e de esporte e lazer que prometem envolver toda a família. “Trabalhamos para que as famílias possam aproveitar com comodidade e segurança”, destacou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, João Carlos, responsável pela administração do parque.

Na sexta-feira, 12, Dia das Crianças, o parque abrirá a partir das 10h e segue com atividades até às 20h, como visitação na Casa do Tarzan, sessão de fotos com a Lady Bug e Rapunzel, além de pintura facial, campeonato de futsal e aula de judô. A criançada também poderá se divertir na tirolesa, escalada, e com o espetáculo principal com “Masha e o Urso”. O show musical ficará por conta de Isaac Amorim.

A coordenadora do Parque da Criança, Socorro Andrade, explica que a Prefeitura de Manaus está convidando as famílias para a programação especial dedicada às crianças. “Será uma semana de muitas atrações e brincadeiras. A programação é gratuita, basta comparecer de 8 a 12 de outubro e se divertir”, convidou.

#Cartilha #Direitos #Criança #DPEAM

0 visualização