Defensores são homenageados pelo Dia da Justiça na Câmara Municipal


O defensor público geral, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa e outros 20 defensores do Estado foram homenageados pelo Dia da Justiça, comemorado no dia 8 de dezembro, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em propositura do vereador e coronel Gilvandro Mota, aprovada por unanimidade pela casa, na solenidade foram homenageadas mais de 100 pessoas ligadas à Justiça do Estado, como o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA-AM), Wellinton José de Araújo.

Os homenageados receberam um diploma e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área. Em seu discurso, o defensor público geral, Rafael Barbosa, agradeceu, em nome de todos os colegas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o reconhecimento ao importante papel desempenhado pelos defensores públicos no Amazonas na Justiça. “Esse trabalho tem sido tão efetivo que este ano, comparando ao ano passado, dobramos o número de atendimentos de 250 mil para 500 mil assistidos”, afirmou.

Para ele, os números mostram o compromisso dos defensores e defensoras, assim como dos servidores, em fazer o melhor na sua área de atuação. “Por isso, com muita alegria, recebemos essa homenagem”, destacou Barbosa.

Os demais defensores públicos homenageados foram Adriana Monteiro Ramos Tenuta, Ana Regina de Souza, Antônio Cavalcante Albuquerque Junior, Carlos Alberto Almeida Filho, Caroline Braz Germano Ribeiro Penha, Dâmea Mourão Telles de Menezes, Eduardo Ituassú, Flávia Lopes de Oliveira, Juliana Linhares de Aguiar Lopes, Kanthya Pinheiro de Miranda, Leonardo Cunha e Silva de Aguiar, Leonardo Fiuglioulo, Luiz Maurício de Oliveira Bastos, Marco Aurélio Martins da Silva, Maria Domingas Gomes Laranjeiras, Maria Fátima Loureiro, Melissa de Souza Credie Borborema, Miguel Henrique Tinoco de Alencar, Monique Cruz Castellani, Nairo Aguiar Cordeiro, Phâmara de Souza Sicsú, Ricardo Queiroz de Paiva e Thiago Nobre Rosas.

HISTÓRICO

O Dia da Justiça foi instituído em 1951 e é comemorado no dia 8 de Dezembro em todo o Brasil. Trata-se de um feriado forense, por isso as instituições da Justiça não trabalham neste dia.

A data foi instituída pelo Decreto de Lei n° 1408 de 1951, pelo então presidente Getúlio Vargas, e pretende homenagear os profissionais como juízes, promotores, advogados e outros, que atuam de alguma forma na Justiça, que é um dos três poderes instituídos do Estado Brasileiro, sendo responsável por julgar a correta aplicação das leis e guardar para que elas sejam respeitadas.

A origem do dia da Justiça está ligada ao dia em que é homenageada a santa Católica Imaculada Conceição, e foi celebrado oficialmente pela primeira vez em 1950 pela Associação de Magistrados Brasileiros, apesar de já ser comemorado desde 1940.

Fotos: Raphael Alves (TJAM) e Robervaldo Rocha (CMM)


57 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas