Servidores da unidade PAC Compensa recebem treinamento para implantação do Solar


Espaço na Zona Oeste de Manaus será o terceiro da área de Família a contar com o sistema que agiliza o atendimento do assistido

Servidores e estagiários da 4ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos iniciaram, nesta terça-feira, 29, o treinamento para a implantação da Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar) na unidade, localizada no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Compensa, na zona oeste de Manaus. O Solar é um sistema que agiliza o atendimento do assistido e o núcleo do PAC Compensa será o terceiro a contar com a nova ferramenta.

A plataforma uniformiza todos os procedimentos institucionais relacionados ao atendimento do assistido, desde o agendamento à orientação do defensor público. As unidades da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) com serviços na área de Família começaram a contar com o Solar no segundo semestre de 2018.

Os espaços nos PACs do Shopping Via Norte, na zona norte, e do bairro Alvorada, na zona centro-oeste, foram os primeiros. Em breve, a ferramenta também vai ser utilizada nas unidades da Rua 24 de maio, no Centro, e do PAC Shopping Cidade Leste, na zona leste.

O treinamento que se estende até o final desta semana é ministrado pela equipe da Divisão de Inovação e Tecnologia (DIT) da DPE-AM. “A DIT foi criada há um ano para pensar nos sistemas que podem melhorar a Defensoria Pública e um deles é o Solar, que foi criado pela Defensoria de Tocantins e adaptado por nós para o Amazonas. Desde que começou a ser implantado, nós estamos fazendo ajustes na solução, conforme as demandas dos servidores de cada unidade, para melhorá-la”, explica a diretora adjunta da DIT, Cristina Araújo.

Para o defensor público Marco Aurélio Martins da Silva, titular da 4ª Defensoria Pública, a implantação do Solar na unidade é importante para a melhoria do atendimento ao assistido. “É necessária a implantação do sistema aqui. Eu tive a oportunidade de ver como o uso da plataforma ficou bom nas outras unidades. É preciso investir em tecnologia dentro da Defensoria, por isso é importante a criação do DIT e o Solar”, avalia o defensor.

O Solar passa a ser usado na unidade da DPE-AM do PAC Compensa a partir da próxima segunda-feira, 04. Para agendar atendimento, o interessado pode ligar gratuitamente para o número 129. O serviço por telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

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