DPE-AM dá posse a novos defensores e firma convênio com a Susam, em evento na Arena da Amazônia


A posse de mais três defensores aprovados em concurso público e a assinatura de um convênio para viabilizar a comunicação direta entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Susam, visando reduzir o índice de judicialização de demandas da população, fizeram parte da programação do evento denominado O Dia D, em comemoração ao Dia do Defensor Público, realizado hoje, na Arena da Amazônia.

Ao destacar a importância da nomeação dos três novos defensores empossados, que são Vinícius Celpi Coelho, Bruno Fiorin Hernig e Rafael Lutti, o defensor público geral, Rafael Barbosa, afirmou que esse ato deixa a Defensoria mais preparada para atender a população amazonense, reduzindo a dor do assistido que está em busca dos seus direitos. A DPE-AM já nomeou 16 novos defensores, de um total de 54 aprovados no último concurso.

Em seu discurso de posse, o defensor Vinícius Coelho reconheceu a responsabilidade em representar a instituição, cuja direção atual tem sido incansável no processo de interiorização e de fortalecimento da instituição. “Escolhemos a Defensoria como propósito de vida e como forma de retribuirmos àqueles que não tiveram o mesmo privilégio que nós, aqueles que nunca tiveram direito a ter direito”, destacou.

CONVÊNIO

O defensor Rafael Barbosa agradeceu a parceria com o governo do Estado e a presença do secretário da Saúde do Estado, Rodrigo de Souza Lima, para a assinatura do Procedimento Extrajudicial de Saúde (PES), sistema online que viabiliza a comunicação direta entre as instituições, promovendo a desjudicialização e, com isso, a economia de recursos públicos com a extinção do uso de papel, gastos com combustível, veículos e pessoal para levar documentos, além de eliminar a sobrecarga no protocolo da secretaria.