DPE recebe coordenadores de projeto financiado pela União Europeia para ajudar crianças venezuelanas


Uma equipe do Mieux Interative, financiada pela União Europeia e com o apoio do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD), uma organização internacional intergovernamental criada por iniciativa dos governos da Suíça e da Áustria destinada a prestar assistência técnica em matéria de migração e asilo, visitou o Núcleo da Infância e Juventude Cível da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Na oportunidade, o defensor Mário Lima Wu Filho conversou com os integrantes da equipe, coordenada por Romain Gustot e Julia Guerin e os peritos Hugo Monteiro, Pedro Góis e Manuela Niza e com a defensora pública federal, Roberta Alvim.

Mário Wu esclareceu ao grupo sobre o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública da Infância no atendimento de crianças e adolescentes migrantes, sobretudo da Venezuela, que tiveram seus direitos negligenciados e/ou violados durante a diáspora. Informou, ainda, sobre crianças estrangeiras acolhidas nos abrigos de Manaus e sobre as medidas de proteção disponibilizadas e a atuação da Defensoria Pública nesses casos.

Em relação ao processo de migração de crianças e adolescentes da Venezuela para o Amazonas, o propósito, segundo o defensor é trabalhar em parceria com a DPU de forma a definir um procedimento para o atendimento dessas crianças que estejam separadas ou desacompanhadas de seus pais ou foram abandonadas e sem documentos e a ajudar na escuta especializada.

A defensora pública da União, Roberta Alvim, afirmou, por sua vez, que o grupo está em Manaus para ajudar a construir um modelo de atendimento a essas crianças de forma a realizar escuta qualificada e encaixá-las num fluxo adequado de proteção dentro da justiça estadual. “Nossa ideia é trabalhar em conjunto com a DPE-AM para construir um fluxo de proteção de migrantes no Brasil”, explicou.

#Projeto #Crianças #Venezuela

65 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas