Defensoria e Sejusc firmam acordo que garante atendimento jurídico às vítimas de violência, em Itaco


O defensor público geral em exercício, Antonio Cavalcante, assinou nesta segunda-feira, 9, um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para otimizar o atendimento emergencial às vítimas de violência, no interior do Estado. O atendimento será realizado no Serviço de Apoio à Mulher, Criança e Idoso (Samic) – Casa de Maria, em Itacoatiara.

Além do atendimento psicológico e encaminhamentos dos casos aos órgãos de proteção, o município contará também com apoio jurídico, uma vez por semana, no anexo da Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulheres.

Para Antonio Cavalcante, a população é quem mais ganha com a parceria que deve ser replicada como modelo em outros municípios do Estado.

“Esse acordo formaliza a parceria exitosa que vem sendo desenvolvida com a Sejusc em várias ações na capital e interior. É um trabalho que demonstra a continuidade do compromisso com o atendimento e, principalmente, acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade que, no interior, enfrentam um grau maior de dificuldade. Temos certeza que a população só tem a ganhar com essa iniciativa que também fortalece a própria rede de assistência a mulher no Estado”, destacou.

O Samic de Itacoatiara, que recebeu o nome de Casa de Maria, é primeira de sete unidades de atendimento às vítimas de violência que serão instaladas no interior, segundo a secretária da Sejusc e também defensora pública, Caroline Braz.

“Com esse projeto estamos cumprindo uma determinação do Governador Wilson Lima de levar o serviço especializado para o interior. Acreditamos que todos merecem respeito e um atendimento humanizado, inclusive aquelas pessoas que moram em lugares mais distantes da capital”, destaca. “A parceria com diversas instituições, como a Defensoria e órgãos municipais tem sido fundamental”.

Após firmado, o Acordo de Cooperação Técnica n°002/2019 garante atendimento jurídico uma vez por semana na unidade do Samic em Itacoatiara. Além disso, no local, são realizados diariamente os encaminhamentos aos órgãos de proteção e serviços psicológicos às vítimas.

O Samic está localizado estrategicamente no anexo da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher com o intuito de prestar o atendimento de caráter emergencial. Desde sua inauguração, os profissionais do lugar já atenderam 87 pessoas.

Com informações da Sejusc Fotos: Sejusc

#Defensoria #Sejusc #parceria

63 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas