Analista jurídico toma posse na Defensoria com sonho de se tornar defensor público



Lucas de Oliveira Bezerra vem de Recife e vai atuar na DPE-AM em Manaus


O analista jurídico Lucas de Oliveira Bezerra, 29, tomou posse na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) nesta quinta-feira (19), na sede da instituição, localizada na Avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Para o servidor, assumir o cargo é mais um passo dado em direção à realização do sonho de se tornar defensor público. A posse foi realizada com a presença do defensor público Nairo Aguiar, chefe de gabinete do defensor geral do Estado, Ricardo Paiva, que está em Maués, para a inauguração de mais um polo da instituição no interior.


Nascido no Piauí, Lucas cresceu em Recife e tem como foco de carreira a atuação como defensor público, já tendo sido aprovado em concursos para servidor das defensorias de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Amazonas. Dedicado, ele afirma que também prestou concurso para defensor público no Amazonas, mas não chegou a ser aprovado.


“Meu objetivo é ser defensor público, por conta da função social de servir a população diretamente, dentro do sistema de Justiça”, disse o servidor. Lucas também afirmou que, mesmo sendo chamado para a Defensoria do Rio Grande do Sul ou do Rio de Janeiro, escolheria a do Amazonas. “Porque me sinto mais em casa aqui. O povo daqui é mais parecido com o do Nordeste”, explicou.


Durante a posse, Lucas se emocionou ao lembrar o pai, já falecido, que sempre o incentivou aos estudos. “Ele sempre dizia que o conhecimento é a única coisa que ninguém nos tira”, disse.



Ao parabenizar o novo servidor pela posse, o chefe de gabinete Nairo Aguiar afirmou que o momento de posse é sempre de alegria por receber uma pessoa que está disposta a “ombrear-se com a Defensoria na luta pela inclusão social”. “É muito significativo quando a Defensoria ganha mais um servidor, porque é sinal e crescimento, de fortalecimento da instituição e que representará a melhoria de atendimento para a população”, disse Nairo.


O chefe de gabinete também ressaltou que a missão da Defensoria é difícil, mas recompensadora. “Entre tantas instituições, a nossa talvez tenha a missão mais difícil, mas também a mais recompensadora, por levar direitos à população que mais precisa”, concluiu.


Também participaram da posse o subcorregedor geral, Vitor Kikuda, e o diretor de Apoio Jurídico e Assuntos Institucionais, Theo Eduardo Costa, que destacaram que é momento de o servidor colocar em prática o seu conhecimento.



Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

240 visualizações