Com novo protocolo de segurança, Defensoria retoma atendimento presencial agendado



DPE-AM iniciou retorno gradual nesta segunda-feira, 17, apenas para atendimento agendado de Família. Agendamento é feito exclusivamente pelo Disk-129


“É o certo. Não pode a pessoa entrar sem medir a temperatura, sem ter o álcool em gel. Está tudo perfeito”. A avaliação é da cozinheira Valdeci Soariana da Silva, 54, uma das pessoas que aprovaram as medidas de segurança contra a Covid-19 adotadas na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A partir desta segunda-feira, 17, a DPE-AM deu início ao retorno gradual dos atendimentos presenciais só para serviços pré-agendados.


Desde a segunda quinzena de março, os atendimentos estavam sendo feitos de forma virtual, em virtude da pandemia de Covid-19. Neste primeiro ciclo de retomada, o atendimento presencial é apenas para a área de Família, com agendamento via Disk-129. Para as demais áreas, o atendimento segue realizado virtualmente, via Telegram.


Na entrada do prédio, Valdeci teve sua temperatura aferida por uma servidora da Defensoria, que também disponibilizou álcool em gel para a higienização das mãos. Após conferir as informações sobre as normas de segurança apresentadas em um banner também na entrada, a cozinheira se dirigiu às poltronas na área de espera que estão separadas por uma distância de 1,5 metro.


“Vim tratar da guarda do meu neto que mora comigo. Meu atendimento foi agendado na semana passada e está sendo bom. Todos estão distantes uns dos outros, como é para ser. E vim no horário marcado, o que já dá um conforto a mais”, avaliou Valdeci.


Para o retorno às atividades presenciais, a Defensoria Pública elaborou um protocolo de segurança que estabeleceu uma retomada gradual, por ciclos, da volta ao atendimento ao público na unidades da instituição. O próximo ciclo será destinado ao atendimento inicial da área Cível, em data ainda a ser definida, também via agendamento.


O protocolo definiu uma série de medidas de segurança para minimizar os riscos de contágio pelo novo Coronavírus, como capacitação dos servidores para as novas normas de atendimento e identidade visual demarcando o distanciamento obrigatório entre as pessoas em todas as áreas do prédio, incluindo elevadores, e orientando sobre uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos.


Entre as normas de segurança também estão a aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel a servidores e ao público, além de distribuição e orientação sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os servidores.


A dona de casa, Marilze Mota Martins, 65, e o ex-marido dela, o radioamador Inaldo Martins, 63, também aprovaram o protocolo de segurança. “Viemos formalizar nosso divórcio consensual. Foi agendado pelo telefone na quinta-feira da semana passada. Foi rápido e fomos atendidos na hora marcada”, disse Marilze. “O atendimento foi ótimo, desde a entrada. Estão medindo a temperatura, tem álcool em gel, dá uma segurança maior para gente”, afirmou Inaldo.


Agendamento


Neste primeiro ciclo de retorno ao atendimento presencial, destinado à área de Família, o único canal para agendamento é o Disk-129. O serviço telefônico é gratuito e funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 14h. Para as demais áreas, o atendimento segue realizado virtualmente por meio do aplicativo Telegram, também com agendamento via Disk-129.


Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

51 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas