Coronavírus: Parceria entre Defensoria, TRT e MPT destina equipamentos para hospital de Parintins



Dois equipamentos de gasometria foram entregues ao Hospital Jofre Cohen, em Parintins, no último sábado, 4, como resultado da parceria da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e Ministério Público do Trabalho (MPT). Os aparelhos são usados para verificar se os pulmões são capazes de mover oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono, sendo essenciais no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).

De acordo com a defensora pública Gabriela Gonçalves, responsável pela atuação da Defensoria no caso, a compra dos equipamentos foi custeada por valor levantado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) promovido pelo MPT e revertido, após decisão da Justiça do Trabalho, para o município de Parintins.

"Tudo passa por um procedimento extrajudicial dentro do Ministério Público do Trabalho e uma aprovação judicial. A partir disso conseguimos esta destinação e os equipamentos agora serão muito úteis para a população de Parintins e do Baixo Amazonas", destacou a defensora pública, Gabriela Gonçalves.

A entrega contou com a participação do secretário municipal de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, dos médicos Daniel Tanaka e Alberto Figueiredo, da diretora do hospital Jofre Cohen, Joseane Mascarenhas, da coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, além da diretora do laboratório Mateus Pena Ribeiro, Silvia Ferreira.

“A utilização dos referidos equipamentos permitirá aos médicos fazerem uma leitura técnica do estado de saúde do paciente grave, trazendo uma avaliação quanto à capacidade ou não de o paciente ser removido via UTI aérea. A conquista dos aparelhos em questão se deu a partir da sensibilização do Ministério Público do Trabalho quanto ao pleito levado pela Defensoria Pública do Amazonas e a Secretaria de Saúde de Parintins.


Foto: Márcio Costa

0 visualização