Defensor geral participa de congresso internacional sobre processo civil



O defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, participou, nesta segunda-feira (19) da abertura do 1º Congresso Internacional Novas Tendências do Direito Processual Civil, realizada no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. O evento é realizado pela Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam). A cerimônia de abertura contou com a presença de juristas renomados de nove países, além de autoridades locais e nacionais.


“A iniciativa do desembargador Pascarelli junto com o desembargador Bandiera é fantástica porque traz para o Amazonas a discussão de uma temática importante, que é o Processo Civil, é acesso à Justiça. A Defensoria Pública tem uma participação importante nisso”, afirmou Paiva.


O defensor geral ressaltou a importância de a Defensoria prestigiar o evento e entender quais são as novas tendências do Processo Civil e de que forma pode fortalecer e melhorar o acesso à Justiça da população brasileira e aqui no Amazonas.


“E, claro, ao mesmo tempo em que a gente conhece as tendências, podemos compartilhar um pouco das peculiaridades da realidade do Amazonas e de como o acesso à Justiça precisa ter um olhar diferenciado para a região amazônica”, disse.



A abertura foi realizada pelo presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, e pelo diretor-geral da Eastjam, desembargador Cezar Bandiera. O 1º Congresso Internacional Novas Tendências do Direito Processual Civil ocorre na modalidade presencial e reúne estudiosos, pesquisadores e operadores do Direito, além de pesquisadores da ciência jurídica. O evento conta com tradução simultânea.


Para encerrar a noite de abertura do congresso foi realizado o lançamento das obras “Juiz natural e eficiência processual”, de autoria do professor Antônio Cabral, pela Editora Revista dos Tribunais; e o “Manual de Direito Processual Civil”, do desembargador Alexandre Freitas Câmara, pela editora Atlas.


O congresso segue nesta terça-feira (20) no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes – prédio anexo à sede do TJAM, no bairro Aleixo. A previsão é que as atividades sejam encerradas no final da tarde desta terça.



Fotos: Evandro Seixas/DPE-AM

33 visualizações