Defensores do Polo do Médio Amazonas atendem mais de 1 mil pessoas em dezembro

Equipe do polo percorreu todos os municípios de seu alcance no último mês de 2019



A equipe da Defensoria Pública do Estado no Polo do Médio Amazonas percorreu todos os municípios de sua abrangência em dezembro e atendeu 1.130 pessoas em cinco cidades. Com sede em Itacoatiara, o atendimento do polo alcança também os moradores de Urucará, Itapiranga, Urucurituba, Silves e São Sebastião do Uatumã. As visitas para atendimento nos municípios fazem parte das competências obrigatórias dos polos da Defensoria, para ampliar o alcance a assistência jurídica gratuita a todo o Estado.


Em Urucará foram atendidas 200 pessoas entre 9 e 13 de dezembro, totalizando aproximadamente 350 atos praticados, entre ofícios, petições e audiências judiciais e extrajudiciais. As principais demandas estavam relacionadas a casos envolvendo problemas familiares e atualização de registros civis.


O número de pessoas alcançadas pelas ações da Defensoria Pública em Urucará foi além, chegando a mais de 2 mil. Isso porque que a instituição busca regularizar uma ocupação de terras públicas municipais na Comunidade Grande Vitória, que conta com mais de 900 famílias cadastradas.


Além disso, a Defensoria Pública esteve em ação social itinerante na Comarca de Urucará, na comunidade Santo Antônio, na calha do Paraná do Comprido, que fica a 3 horas de barco da sede do município. Desse mutirão participaram os defensores Oswaldo Neto e Rodolfo Lôbo, bem como os servidores Fábio Bastos e Arnoud Lucas Andrade.



Em Itapiranga, o defensor público Bruno Fiorin esteve na cidade entre os dias 3 e 6 de dezembro, prestando assessoria jurídica integral e gratuita à população. Nos dias que passou na cidade, 100 pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública e mais de 200 atos foram praticados. As ações envolvendo Direito de Família também despontaram como as mais procuradas.


Ainda em Itapiranga, atuando no âmbito extrajudicial, o defensor Bruno Fiorin teve reunião com representantes da Amazonas Energia e articulou uma parceria para que a prestadora do serviço forme cidadãos e servidores da Câmara de Vereadores para serem leitores leigos de contas de energia. “Esta é uma forma de a Defensoria promover educação em direitos, com parceria entre os poderes e instituições”, explicou o defensor.


Em Urucurituba, no período de 2 a 6 de dezembro, o defensor público Vinicius Cepil Coelho realizou atendimentos à população e audiências judiciais e extrajudiciais, juntamente com o analista jurídico, Arnoud Lucas Andrade. Foram realizados mais de 150 atendimentos à população urucuritubense, com cerca de 300 atos praticados pelo defensor público.



A comarca de Silves teve a atuação de dois defensores públicos no mês de dezembro. Inicialmente, entre 9 e 11 de dezembro, o defensor público Rodolfo Lôbo esteve na cidade para realizar atendimentos à população, juntamente com o servidor Fábio Bastos. Nesses 3 dias, mas de 100 pessoas receberam a assistência jurídica da instituição e mais de 150 atos foram praticados.


Ainda em Silves, a situação de um adolescente chamou a atenção do defensor público. O jovem estava recolhido na delegacia de polícia da comarca, em flagrante violação aos seus direitos. O defensor público peticionou ao juízo e, posteriormente, impetrou habeas corpus para garantir a liberdade do adolescente e a restauração da legalidade da sua situação processual.


Posteriormente, nos dias 18 e 19 de dezembro, o defensor público Vinicius Coelho esteve na cidade de Silves para a realização das 15 audiências pautadas para o período.

O defensor público Oswaldo Neto, coordenador do Polo do Médio Amazonas, afirma que o projeto de interiorização da Defensoria Pública do Amazonas é pautado pela presença de seus membros em todos os rincões do Estado, não só nas sedes dos polos, mas, principalmente, nas comarcas que o compõem. Dessa forma, ressalta Oswaldo, a instituição cumpre a missão constitucional de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos mais necessitados.


“Com planejamento e estratégia, os defensores públicos do Polo do Médio Amazonas não mediram esforços para fechar o ano com todas as comarcas da nossa abrangência recebendo atendimento e assistência jurídica integral e gratuita no mês de dezembro”, disse.



97 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas