Defensoria acompanha retorno das visitas familiares a presos na unidade prisional de Humaitá



A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no Polo do Madeira está acompanhando o retorno às visitas de familiares de presos na unidade prisional de Humaitá. As visitas estavam suspensas desde março, como medida de segurança para reduzir os riscos de contágio pelo novo Coronavírus. A pedido constante dos presos, a Defensoria encaminhou ofícios à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) solicitando o retorno das visitas, que foram retomadas no dia 18 de setembro.


Segundo a defensora pública do Polo do Madeira, Gabriela Andrade, nos atendimentos realizados pela Defensoria, os presos vinham se queixando muito por estarem impedidos de ver seus familiares há mais de cinco meses: “Os internos relatavam imensa angústia pela impossibilidade de contato físico com seus familiares, se sentiam esquecidos, sobretudo considerando o retorno gradual em outros locais do estado. O impacto na saúde mental é enorme e ainda mais grave no caso de pessoas privadas de liberdade”, disse.


Para verificar o cumprimento do retorno às visitas e das medidas de segurança a fim de evitar o contágio do novo Coronavírus, a Defensoria tem realizado inspeções no presídio e conversado com os presos.


“Estamos realizando inspeção no presídio para acompanhar como estão sendo feitas as visitas dos familiares e também para informar nossos assistidos, presos provisórios ou já condenados, sobre o andamento individual dos processos, pedidos de progressão, liberdade provisória e muitos habeas corpus que fizemos em mutirão pelos membros do polo”, informou a defensora Gabriela Andrade.


De acordo com a defensora, os presos confirmaram o retorno das visitas e demonstraram maior tranquilidade: “eles relataram que as visitas e a entrega de materiais de higiene foram retomadas em dias específicos e estão mais tranquilos, embora ainda não tenha havido o retorno completo. Felizmente, foi possível estabelecer o retorno extrajudicialmente”, concluiu a defensora.


Fotos: Divulgação/DPE-AM

44 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas