Defensoria alinha parceria com Diretoria Executiva da Amazonas Energia para beneficiar população


Intuito é criar alternativas para melhor atender população que busca Defensoria para encontrar soluções em demandas relacionadas à empresa


A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) recebeu, nesta quinta (5), a Diretoria Executiva da concessionária Amazonas Energia, em sua sede administrativa, na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. O objetivo foi alinhar parcerias para melhor atender a população que busca a instituição em demandas relacionadas aos serviços ofertados pela empresa.


Participaram do encontro o defensor público geral, Ricardo Paiva, o subdefensor geral, Thiago Rosas, o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-AM (Nudecon), defensor público Christiano Pinheiro, bem como o diretor comercial da Amazonas Energia, Albhetson Dantas e a coordenadora do departamento jurídico da empresa, Sandra Farias.


Paiva destacou a importância da empresa para a resolução de demandas e o empenho do núcleo de defesa do consumidor da Defensoria para buscar soluções para problemas enfrentados pela população que é cliente da empresa. “O diálogo com a sociedade amazonense é o mais importante. Podemos fazer uma ponte com a concessionária e com o nosso Núcleo de Defesa do Consumidor ao construir parcerias. Estamos de portas abertas para ações como o Dia D, que deu muito certo. Na ocasião, as pessoas buscaram regularizar a situação de débitos de energia. Podemos também caminhar neste sentido. Na última ação atendemos mais de três mil demandas desta natureza”, relatou o defensor geral.


O coordenador do Nudecon destacou que o respeito aos consumidores deve direcionar as ações e parcerias. “Precisamos estreitar essa relação de respeito ao direito do consumidor, pois temos a intenção de que haja maior flexibilidade da Amazonas Energia nas demandas que chegam até nós”, destacou Christiano.


“A Defensoria busca a conciliação e a vinda de vocês é um caminho para uma interlocução direta. Isso é uma alternativa para o consumidor - empresa e Defensoria no sentido de reduzir os números de ações judiciais”, concluiu o subdefensor Thiago Rosas.


O diretor comercial da Amazonas Energia, Albhetson Dantas, reforçou a intenção de estreitar o relacionamento com DPE-AM para melhor atender a população. A coordenadora Sandra Farias colocou-se à disposição da Defensoria para esclarecimentos e atendimentos que possam contribuir para resolver as demandas dos assistidos.


“Podemos exemplificar uma aproximação maior com os nossos clientes no convênio com o Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON-AM), disponibilizando diariamente dois atendentes e um advogado para prestar esclarecimentos e auxiliar o consumidor. Nos colocamos à disposição também da Defensoria Pública para esclarecimentos e atendimentos que possam trazer mais facilidades nas conciliações, visando sempre o bem-estar dos nossos clientes”, disse Sandra.


Dia D



O Dia D da Defensoria Pública é um mutirão de atendimentos promovido em alusão ao dia 19 de maio, quando se celebra o Dia do Defensor Público. A ação reúne defensores de diferentes áreas de atuação, além de órgãos parceiros. Devido à pandemia, as ações do Dia D não foram realizadas em 2020 e 2021.


Durante os dias do mutirão de atendimentos do “O Dia D”, realizados em 2019, foram oferecidos serviços jurídicos para cidadãos com renda familiar de até cinco salários mínimos, ou renda pessoal de até três salários mínimos.

66 visualizações