Defensoria apresenta a deputado projeto para implantação de prédio próprio em Parintins



Defensor geral se reuniu com Tony Medeiros nesta quinta-feira, na sede da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM)


O defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, reuniu-se nesta quinta-feira (15) com o deputado estadual Tony Medeiros (PSD) para alinhar apoio à construção de uma sede própria da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) no município de Parintins. O encontro ocorreu na sede da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) e contou também com a presença do subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas. O parlamentar recebeu uma cópia do projeto de implantação do novo prédio e se colocou à disposição para apoiar a iniciativa.


Atualmente, o Polo do Baixo Amazonas da Defensoria, que tem sede em Parintins, funciona em prédio alugado. A ideia é viabilizar a aquisição de um terreno no município, onde a DPE-AM possa construir uma sede própria para o polo. O processo de implantação de sedes próprias já está em andamento com a construção de estrutura permanente em Manacapuru, que deve ser inaugurada ainda neste ano. Outros municípios, como Coari e Maués, também deverão ter sedes permanentes construídas pela Defensoria.


“Hoje os prédios da Defensoria são alugados e esses novos serão próprios. A Defensoria vai construir uma estrutura e isso só mostra o compromisso com a interiorização, que a Defensoria tem ido nesse processo para o interior para ficar. Então, a ideia é a Defensoria criar raízes no interior do Estado, para cada vez mais prestar um serviço melhor”, explicou o defensor geral, Ricardo Paiva.


O deputado estadual foi vice-prefeito de Parintins e, ao tomar posse na ALE-AM, em março deste ano, Tony Medeiros disse que terá como principal bandeira as necessidades dos municípios do interior, principalmente na área da saúde, e as causas dos trabalhadores da cultura popular, da área do turismo e dos produtores rurais.


O parlamentar reconheceu a importância da Defensoria no enfrentamento da crise sanitária e humanitária que se tornou a pandemia de Covid-19 e ressaltou que muitas vidas foram salvas no Amazonas graças à intervenção da instituição. “Acompanhei a saída de alguns aviões que levaram muita gente do interior para outros Estados. Quero aproveitar o momento para agradecer, porque ali estavam nossos irmãos do interior, procurando oportunidade de sobreviver”, afirmou.



Tony Medeiros disse, ainda que se sente feliz ao ver instituições que começam a se interiorizar e lembrou que esta é uma luta antiga no Estado. “Fico feliz hoje, quando recebo o projeto de implantação de um modelo padrão. A Defensoria já tem um trabalho que ultrapassa quase os 40 municípios do Amazonas, mas trabalha para instalar sua sede modelo, que será uma referência. Isso também gera emprego e renda. E todo aquele gera um emprego no interior do Estado, já é de extrema importância. Queria agradecer a Defensoria por essa ousadia de realmente cumprir a sua função pública, quando se instala por definitivo no interior do Amazonas”, comentou.

O defensor geral destacou que a Assembleia Legislativa tem dado “um apoio gigantesco à Defensoria Pública, seja no investimento através do orçamento, seja em outras parcerias”. “Trouxemos um projeto de uma unidade padrão para ser instalada nos municípios onde a Defensoria tem polos. Nosso objetivo é pedir apoio do deputado para viabilizarmos um terreno em Parintins. A Defensoria tem os recursos, graças à Assembleia também, e quer implantar unidades que possam abrigar de forma mais digna os nossos assistidos e, cada vez mais, prestar um serviço de maior qualidade. Tenho certeza de que essa é a ideia do Poder Legislativo, quando investe na Defensoria, mas, sobremaneira, essa é a ideia maior da Defensoria Pública”, afirmou.

Paiva lembrou que a Defensoria está em sete polos, alcançando 31 municípios e que, no dia 18 de maio, irá inaugurar o Polo do Purus, com sede em Lábrea, alcançando 36 municípios, uma vez que a unidade atenderá também os municípios de Canutama, Tapauá, Boca do Acre e Pauini.

O defensor geral também agradeceu a parceria do deputado enquanto este foi vice-prefeito de Parintins e colou a Defensoria Pública à disposição do parlamentar para outras ações em conjunto.


Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

48 visualizações