Defensoria e educadores do Amazonas debatem abordagem da Lei Maria da Penha no ambiente escolar

Encontro virtual possibilitou a participação de profissionais da educação que atuam no interior do Amazonas


Profissionais da educação debateram com a equipe do Núcleo Especializado em Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), nesta terça-feira (18), a abordagem da Lei Maria da Penha em ambiente escolar. A conversa aconteceu na primeira edição virtual do projeto “Papo por Elas”, lançado este ano pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), para levar educação em direitos da mulher às escolas de Manaus.


Este mês, a Lei Maria da Penha, que busca coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa 14 anos. Durante o encontro virtual, defensoras públicas, professores, gestores e demais servidores da educação discutiram como explorar a lei e a violência contra a mulher em sala de aula com estudantes.


Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, em conformidade com a Constituição Federal e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro.


“Como os educadores convivem diariamente com as crianças e adolescentes, eles podem ter uma influência muito maior que nós, por exemplo, que vamos às escolas de maneira mais espaçada. Eles também são importantes no dever de educar em direitos. Com o evento online, ampliamos o acesso a pessoas que não são de Manaus e puderam participar”, destaca a defensora Pollyana Vieira, coordenadora do Nudem.



A defensora pública Gabriela Andrade, coordenadora do Polo da DPE-AM no Madeira, com sede em Humaitá, participou do debate e avaliou positivamente a iniciativa. “Aprendemos muito e ficamos felizes porque a rede aqui de Humaitá participou bastante e nos deu muitos retornos positivos sobre o formato pensado pelo Nudem para o evento”, afirmou.

29 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas