Defensoria empossa mais duas novas servidoras aprovadas em concurso público


Duas novas servidoras aprovadas em concurso público foram empossadas nesta quinta-feira (24) para integrar o quadro efetivo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A cerimônia foi realizada na sede administrativa da DPE-AM, na Zona Centro-Sul de Manaus, sob a coordenação do defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva.


Kátia Júlio de Souza e Fabiana Moreira de Souza foram empossadas para o cargo de Assistente Técnico de Defensoria, na especialidade Assistente Técnico Administrativo. Com elas, a Defensoria realizou a convocação e o ingresso de seis novos servidores aprovados em concurso público, em menos de uma semana, além da nomeação de oito novos defensores, no mesmo período, para reforçar o quadro da instituição.


Ao assinar o termo de posse das servidoras, Ricardo Paiva reafirmou o compromisso da Defensoria em executar o cronograma de convocação dos aprovados no certame até o segundo semestre de 2021. “Foi uma semana de alegrias, desejando as boas-vindas aos novos servidores aprovados no concurso público com uma posse seguida outra. Até o final de 2021, os aprovados serão nomeados dentro no número de vagas previstas”, disse.


O subdefensor geral Thiago Rosas parabenizou Kátia e Fabiana e lembrou que o trabalho da Defensoria vai além das suas atribuições constitucionais. “A Defensoria é uma instituição de muita batalha para garantir direitos dos mais necessitados. E a força do atendimento da Defensoria engrandece o nosso ser, porque ajudamos quem mais precisa. Os novos servidores que ingressam na Defensoria entram sabendo dessa missão, mas passam a sentir essa emoção no dia a dia, transformando a vida dos assistidos”, destacou Thiago.



Natural de Manaus, Fabiana é formada em Administração e atuava na iniciativa privada nutrindo o desejo de ser servidora pública. No final de 2015, foi desligada da empresa em que trabalha, e viu a oportunidade de se dedicar integralmente ao projeto de passar em concurso público. Estudando por conta própria ao longo de 2016, Fabiana se deparou com o edital da Defensoria em 2017 e definiu o ingresso na instituição como seu maior objetivo.


“Me dediquei exclusivamente a estudar para concurso e quando veio o edital da Defensoria tornei isso o meu maior objetivo. Logo vi que a Defensoria é maior do que pensava porque tem uma missão que vai além. Desde o início tive fé que iria conseguir, mesmo sabendo que o certame da Defensoria foi um dos mais difíceis e concorridos. Mas fiz o que foi necessário e renunciei a vida pessoal para me dedicar a passar na prova e hoje veio a recompensa”, explicou.



Kátia é natural do Rio de Janeiro, tem formação em Marketing e sempre trabalhou na iniciativa privada lidando com pessoas na área de treinamento, capacitação e gestão. Em seu último emprego no Rio, havia alcançado o nível máximo do cargo que tinha em uma indústria farmacêutica. Porém, sem outra perspectiva de crescimento que oferecesse algo diferente do que fazia, resolveu pedir demissão, em 2016, para buscar de algo novo, período em que o país vivia uma crise de desemprego.


Começou a estudar para concurso, mas foi ao se deparar com o edital do certame da Defensoria que viu a mudança de vida que buscava acontecer. E a transformação começou logo nos primeiros minutos em solo manauara, pois ao sair do aeroporto, e entrar em um veículo de transporte por aplicativo, conheceu o homem que pouco depois se tornou o marido dela. No dia seguinte, fez a prova com a sensação que tinha passado. Em março, veio a confirmação do resultado e se mudou em definitivo para Manaus para “iniciar um novo capítulo de vida ao lado do novo amor”, como ela prefere dizer.


Ela trabalhou como motorista de aplicativo, a exemplo do marido, até tomar posse na Defensoria. “Entrar na Defensora é um novo capítulo que escrevo. Por conta do concurso da Defensoria mudei toda minha vida. Mudei de Estado, conheci meu marido, passei a trabalhar como motorista de aplicativo, mas sempre tive como foco as causas que a Defensoria se envolve em defesa dos mais necessitados. Tenho orgulho de ingressar e poder fazer da missão e, agora, da história da instituição”, registrou.


Fotos: Clovis Miranda/DPE-AM


209 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas