Defensoria ouve demandas da população de rua para encaminhar melhorias no atendimento público


Projeto Ruas do Amazonas reuniu representantes de secretarias estaduais e municipais e pessoas em situação de rua



O projeto Ruas do Amazonas, criado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), realizou nesta sexta-feira (5) reunião para ouvir demandas da população de rua e colher informações sobre a estrutura de atendimento do Estado e do Município de Manaus. O encontro com representantes de secretarias municipais e estaduais, pessoas em situação de rua e representantes de entidades que atuam no atendimento a essa população foi realizado na sede da DPE-AM, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.


Entre os temas abordados na reunião, estão educação, saúde mental, propostas para o plano estadual de saúde do próximo governo, atividades a serem desenvolvidas nos locais de abrigamento e ações para sensibilizar a população local sobre acolhimento e direitos da população de rua.


“Hoje estamos tendo esse fórum aqui e temos mais entrada das nossas reivindicações, porque está sendo conduzido por uma organização que é a Defensoria”, disse Nira Lopes, da Frente Ampliada de Saúde Mental Antimanicomial (Fasma), ao falar sobre a necessidade de restaurantes populares que atendam a população de rua no Centro de Manaus e, em especial, durante os finais de semana.


De acordo com a defensora pública Stéfanie Sobral, coordenadora do Grupo de Trabalho da População de Rua da Defensoria (GT Pop Rua), o objetivo principal da reunião foi discutir as condições e serviços disponíveis nas unidades de acolhimento da população em situação de rua, a partir da oitiva desse público-alvo, para buscar soluções que possam melhorar a realidade dentro desses equipamentos.


“Uma das maiores reclamações dos usuários é a ociosidade dentro das unidades e hoje foi feito o encaminhamento pela Secretaria Municipal de Esporte para realizar visita técnica buscando criar um cronograma de atividades dentro desses serviços para atender esse grupo”, afirmou a defensora.



Sobre o projeto


Criado pela Defensoria junto à sociedade civil em 2021, o projeto Ruas do Amazonas visa fortalecer a organização deste segmento na capital e interior do Estado, tendo como foco contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população de rua e seu empoderamento.


Desde sua criação, o projeto tem realizado atividades sociais e culturais em locais como os Centros de Convivência, além de reuniões periódicas para ouvir demandas e intermediar soluções para os principais problemas enfrentados pela população de rua.



Texto: Márcia Guimarães

Fotos: Evandro Seixas - DPE/AM

43 visualizações