Defensoria Pública do Estado inicia Mutirão Virtual de Atendimentos nesta segunda-feira (14)

Expectativa de instituição é atender 1.020 pessoas até o final da semana. Assistência para pensão alimentícia e divórcio está entre os serviços ofertados



A Defensoria Pública do Estado do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (14), o 2º Mutirão Virtual de Atendimentos. O número de agendamentos em relação à primeira edição dobrou e a Defensoria prevê atender 1.020 pessoas, pelo aplicativo de troca de mensagens Telegram, até a próxima sexta-feira (18).


Durante o mutirão, as pessoas podem ser atendidas para resolver problemas do Direito de Família, como pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, união estável, divórcio litigioso, investigação de paternidade e tutela. Responsável por prestar assistência jurídica gratuita a quem não pode pagar pelo serviço, a Defensoria pretende com o novo Mutirão desafogar demandas, que aumentaram durante a pandemia.


“A área de Família concentra quase 50% do nosso total de atendimentos junto à população, sendo que pensão alimentícia e divórcio são as questões para as quais a Defensoria é mais procurada. Com o Mutirão Virtual, a Defensoria, mais uma vez, cumpre seu papel de democratizar o acesso à Justiça, atendendo a população que mais precisa dos nossos serviços em Manaus”, destaca o defensor público geral, Ricardo Paiva.


Os interessados em participar do Mutirão Virtual agendaram atendimento pelo site da Defensoria na última semana, além de terem enviado a documentação necessária para o órgão pelo Telegram. No dia e horário marcados para o início do atendimento, a pessoa deve estar online no aplicativo e seguir as recomendações divulgadas pela instituição (acesse aqui). O Telegram foi escolhido como plataforma para os atendimentos por possibilitar melhor fluxo de trabalho na execução do Mutirão.


Para realizar os atendimentos, os servidores da Defensoria trabalham presencialmente, na sede da instituição, respeitando os cuidados de distanciamento e higiene, a fim de seguir os protocolos recomendados por instituições de saúde para prevenção à Covid-19.


Novos atendimentos


Quem não conseguiu agendar atendimento para o Mutirão ou precisa de assistência jurídica em outras áreas, como Direito do Consumidor ou Criminal, pode ligar para o Disk 129. Esse serviço por telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Pelo Disk, o cidadão também consegue esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Defensoria.

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