Defensoria promove roda de conversa sobre saúde da mulher

Atualizado: há 2 dias



Objetivo é alertar para importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero; evento faz parte da campanha “Se toque para a Vida”, em alusão ao Outubro Rosa

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou na tarde desta quarta-feira (13) uma roda de conversa para todos os servidores e servidoras, defensores e defensoras, estagiários e estagiárias, sobre a saúde da mulher, como parte da campanha “Se toque para a Vida”, que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A iniciativa foi promovida em alusão à campanha mundial Outubro Rosa, de conscientização sobre as doenças.


A roda de conversa foi ministrada pela mastologista Hilka Flávia Barra, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), com foco na saúde da mulher e o câncer de mama. No evento, também foi abordado o tema para os homens. O evento foi realizado em formato híbrido, presencial no auditório da sede da Defensoria, e transmitido em formato on-line pelo canal da DPE-AM no YouTube.


A médica falou sobre o significado o Outubro Rosa e a importância desse movimento mundial. Por meio de um bate-papo informal, as participantes puderam tirar dúvidas sobre a importância de ter os exames em dia, chances de recuperação e tratamento.


A mastologista também falou sobre o câncer do colo do útero, o tipo que mais mata mulheres no Amazonas, enquanto que o de mama é responsável pela maioria das mortes de mulheres no mundo. E ressaltou o importante papel de instituições como a Defensoria na conscientização para o cuidado com a saúde.


“Acho muito interessante que todas as instituições, municipais, estaduais e federais, tenham esse olhar sobre seus funcionários, mais humano e, além da humanização, de ser um exemplo.