DPE-AM lança hotsite para informar população sobre serviços e ações durante pandemia de COVID-19



A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) lançou, esta semana, um hotsite para manter a população informada sobre serviços úteis da instituição, tornar pública as ações e medidas estabelecidas durante o período de pandemia, além de reforçar os cuidados que devem ser adotados para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A ferramenta está disponível no endereço http://defensoriaam.com/index.php/coronavirus/ e oferece orientações sobre o atendimento da instituição, que continua para casos urgentes, além de telefones úteis, a exemplo do Disk 129. O serviço telefônico funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h para casos que envolvam o direito à vida e à saúde, tais como fornecimento de medicamentos, apreciação de pedidos para a liberdade provisória, prisão civil por dívida de pensão alimentícia, além de prazos processuais cuja demora possa resultar em grave prejuízo.

A página foi desenvolvida pelas Diretorias de Comunicação (DCOM) e de Informação e Tecnologia (DIT) e disponibiliza informações sobre a importância de respeitar o período de isolamento e quarentena orientado pelas organizações nacionais e internacionais de saúde, visto o aumento diário de casos confirmados da doença no Amazonas.

Além das orientações, também é possível ter acesso a notícias, resoluções expedidas, atos administrativos sobre o funcionamento e atuação no período da pandemia, bem como recomendações e decisões judiciais obtidas pela instituição.

O site reúne ainda vídeos produzidos pelo Governo do Estado com recomendações importantes sobre higiene das mãos, cuidados com idosos e dicas sobre como cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir, além de manter ambientes ventilados, evitar aglomerações e não compartilhar objetos pessoais.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, toda inciativa que dissemine informações úteis para conter e reduzir a curva da doença é válida. Ele destaca que a nova ferramenta é uma forma de contribuir com orientações e, ao mesmo tempo, deixar ao alcance da população o trabalho que está sendo realizado pela instituição.

“Infelizmente, o contágio avança e exige de todos um compromisso ainda maior com a saúde. Na Defensoria, adotamos uma série de cuidados individuais e coletivos para evitar a contaminação pelo vírus. E mesmo em meio à pandemia, continuamos trabalhando em teletrabalho para garantir o direito de acesso à justiça da população. Entendemos que nosso papel também é de promover a divulgação de orientações corretas, de fontes oficiais de saúde. Por isso, criamos uma página específica para manter a população informada sobre todas as ações que adotamos durante a pandemia e reforçar o cuidado com a higiene e necessidade de cumprir as recomendações de isolamento. Tudo isso vai passar, mas é necessário que cada um faça sua parte. O importante é preservar a saúde e diminuir a curva de contágio”, destacou o defensor geral.

132 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas