Núcleo de Defesa do Consumidor realizou 4.346 atendimentos em 2020 e somou 943 petições



O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Nudecon/DPE-AM) realizou 4.346 atendimentos em 2020 e registrou 943 petições. Os números estão contabilizados no relatório anual de atividades desempenhadas neste ano. O documento foi entregue nesta quinta-feira (17) pelo coordenador do núcleo, defensor público Christiano Pinheiro, ao defensor geral do Estado, Ricardo Paiva.


De acordo com o relatório, a 1ª Defensoria Pública Especializada de 1ª Instância de Atendimento ao Consumidor, onde atua o defensor Christiano Pinheiro, realizou 3.158 atendimentos e somou 522 peticionamentos. A 2ª Defensoria Pública Especializada de 1ª Instância de Atendimento ao Consumidor, de responsabilidade do defensor Leonardo Aguiar, contabilizou 1.188 atendimentos e 421 petições.


O relatório também traz informações sobre atuações de destaque do Nudecon neste ano que passou. Entre elas estão as ações civis públicas para proibir a comercialização de cartão de crédito consignado do BMG e a que tenta brecar o reajuste extraordinário da tarifa de energia elétrica. Também estão registradas as participações do núcleo em audiências públicas, reunião com entidades como a Federação Brasileira de Bancos e Ouvidorias dos Bancos – Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander (Febraban) e em eventos como a “Praça do Consumidor”, em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/ALEAM).


Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

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