Pesquisa aponta índice de 94% de satisfação com atendimento da Defensoria do Amazonas



Pesquisa de satisfação aplicada pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) aponta que 94% das pessoas atendidas pela instituição, em 2019, aprovaram o serviço prestado. Em 2018, o percentual foi de 83%, o que significa um aumento de 11% nos indicadores de satisfação. A pesquisa é aplicada desde 2018, como parte do planejamento estratégico que norteia a implantação do novo modelo de gestão da instituição, e passou a ser um termômetro para a avaliação do resultado das mudanças.


A pesquisa é aplicada em 17 unidades de atendimento fazendo três perguntas aos assistidos: “Você gostou do atendimento? Por que?”, “Você acredita no trabalho da Defensoria?” e “Você indicaria o trabalho da Defensoria para alguém?”. Os questionamentos podem ser respondidos em terminais de interatividade instalados nos locais de atendimento ou por meio do preenchimento de questionários distribuídos aos assistidos.


Com base nas respostas, a Diretoria de Planejamento calcula o grau de satisfação do assistido. Em 2018, 8.689 pessoas responderam à pesquisa de satisfação, deste total 83% consideraram que o atendimento foi satisfatório e informaram que indicariam o trabalho da Defensoria porque acreditam na instituição. Em 2019, foram 25.622 participantes da pesquisa, dos quais 94% aprovaram o atendimento.


Entre as mensagens deixadas por assistidos na pesquisa de satisfação estão declarações como “Obrigada pela atenção e i