Polo de Coari participa de evento sobre Direitos LGBTQI+



Defensoria irá prestar orientação jurídica para associação que será criada no município com o propósito de resguardar direitos e apoiar a comunidade LGBTQI+


Os defensores públicos do Polo de Coari, Thiago Torres e Bernardo Campos, participaram de uma palestra na terça-feira (20), com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população local sobre os direitos da comunidade de Lésbica, Gay, Bissexual e Travesti ( LGBTQI+). A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Coari.


Dúvidas sobre adoção, direitos sucessórios e nome social foram alguns dos temas abordados pela Defensoria na palestra. Na ocasião, os defensores também abordaram o histórico da legislação e entendimentos jurisprudenciais que garantem maior proteção sobre o assunto.


Para o defensor público Thiago Torres é necessário fortalecer iniciativas de inclusão, bem como defesa de direitos, além de manter canais abertos para tratar do assunto. “Esse público é vítima de agressões de todas as espécies, inclusive está entre os grupos sociais que se enquadram com o maior número de vítimas de homicídio. Neste contexto, a presença da Defensoria é com o intuito da inclusão, porque sabemos que esse público sofre muitos preconceitos e a Defensoria que é voltada para grupo de vulneráveis, deve fortalecer esses laços com aqueles que se encontram excluídos”, afirma Thiago Torres.


Durante o evento foi definido a necessidade da criação de uma associação em Coari, voltada para a proteção dos direitos da comunidade LGBTQI+ e formação profissional. O objetivo é promover cursos e outros mecanismo de desenvolvimento econômico. O Polo de Coari se colocou à disposição para prestar orientação jurídica para a criação da associação.

76 visualizações