Projeto Defensoria Digital promove roda de conversa com rede de proteção da criança e do adolescente

Atualizado: 12 de mai.



O Projeto Defensoria Pública Digital (DPDigital), em parceria com o Núcleo de Defensoria Pública Especializado na Infância e Juventude (Nudeca), promoveu nesta terça-feira (17), a continuação de uma “roda de conversa” com a rede de proteção da criança e do adolescente no Estado do Amazonas.


Os propósitos centrais foram, num primeiro passo, apresentar o projeto DPDigital para todos os participantes e divulgar o seu canal de contato para que o público em geral tenha acesso. Num segundo momento, buscou-se a escuta dos profissionais que estão na base do sistema protetivo da criança e do adolescente, especificamente sobre os impactos que a “era digital” vem causando nas suas vidas.


Após três horas de conversa, a complexidade do tema ganhou novos contornos, reforçando-se a certeza de que o desenho de qualquer atuação para o enfrentamento dos problemas ocasionados pelo uso das novas tecnologias da informação devem, obrigatoriamente, passar por uma construção transdisciplinar, por uma junção de diversos ramos do saber e da prática profissional.


Problemas como mutilação, suicídio, depressão, exposição excessiva a dispositivos eletrônicos e mal uso de redes sociais são apontados como sendo os de maior incidência.


Com a coleta desses dados e as diversas sugestões que foram colocadas pelos participantes será iniciada a construção de um projeto, o qual, durante uma terceira rodada de conversa, será submetido aos membros da malha protetiva para sugestões e alterações, pois se trata de uma construção coletiva.


Fotos do primeiro encontro


Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

38 visualizações